terça-feira, 19 de outubro de 2010

Por que comer ovo de galinha caipira é melhor que comer ovo comum? E a Dieta do OVO

A composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo mostrou que os ovos de galinhas caipiras possuem cerca de quatro vezes mais vitamina "A" que os ovos de granja.

As galinhas que são criadas soltas e se alimentam de milho e outros cereais, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro. Já as galinhas de granja produzem gemas com coloração mais pálida por serem alimentadas com rações e outros tipos de alimentos, entre os quais, injeções de hormônios para acelerar seu crescimento. Esses hormônios passam para o ovo também.

Geralmente, as galinhas que põem ovos de cor (ovos azuis) são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. A cor dos ovos depende da raça da ave.
A qualidade do ovo: quanto mais escura a gema, maior a qualidade de retinol e carotenóides totais, que são especificidades da vitamina A no sangue, além do ferro já citado. Se a galinha caipira é tratada com alimentos orgânicos, tanto melhor será seu ovo, livre dos aditivos químicos tão presentes nas rações comerciais.

Outra diferença entre ovos caipiras e de granja, é que os primeiros podem vir galados (de onde nasceriam pintinhos) enquanto os de granja são sempre estéreis. Os ovos galados são mais fortes porque indicam que a galinha está saudável e fértil. Eles concentram mais nutrientes que os não galados porque estão prontos para nutrir uma nova vida.




DIETA DO OVO


O ovo é uma fonte de proteína maravilhosa e substitui a carne vermelha por esta razão.

Para contar com esses benefícios, o ideal é incluir ao menos um ovo (de preferência galinha caipira) por dia na sua alimentação.
Em cada 50 gramas, há 422 miligramas da substância.
Mas não é só esse benefício, o ovo caipira também tem maior quantidade de fósforo e ferroe vitamina A.
Apesar da digestão mais lenta, o ovo pode ser ingerido no jantar e é um ótimo substituto para as carnes vermelhas (principalmente entre as pessoas de idade mais avançada e com dificuldade para mastigar).
De acordo com nutricionistas, o ovo é uma fonte completa de nutrientes.
A gema, por ser rica em gorduras boas (monoinsaturada e ômega-3), ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, diminuindo e muito os ataques de gula.
Já a clara contém bastante leucina, um aminoácido que evita a perda de massa magra. Isso quer dizer que o ovo inteiro permite você emagrecer sem ficar flácida.
Mas recomenda-se o consumo de um ovo no café da manhã, porque ele traz saciedade e evita que o paciente fique beliscando.
E não há diferença nutricional relevante entre os ovos de granja e os chamados caipiras, que têm uma coloração mais amarelada. Isso se deve ao tipo de alimentação. Galinhas caipiras são criadas soltas e comem o que encontram pela frente, incluindo vegetais mais coloridos, enquanto as de granja se alimentam apenas de ração.

A Dieta

Portanto a dieta do ovo  deve-se  comer 1 ovo no café-da-manhã, já que por ser uma completa fonte de proteína e possuir uma estrutura complexa, demora mais para ser digerido e isso nos garante a sensação de saciedade por mais tempo.
A gema como a clara podem e devem ser consumidas já que cada uma aponta seus nutrientes por exemplo: a gema possui vitaminas A e E, zinco, ferro, selênio e vanádio, além de equilibrar os níveis de açúcar no sangue e a clara é rica em gorduras boas.
Estudos comprovaram que não há vínculos entre o colesterol e a gordura encontrada no ovo.
Mas não devemos abusar do consumo, 1 ovo por dia é o suficiente, frite em 1 frigideira antiaderente, e nada de muito óleo de preferência use azeite ou então coma cozido ou apenas ovo cozido é o ideal.

Por Ana Burguesa

9 comentários:

  1. Hormônios que desenvolvem trans sexualidade principalmente em crianças e púlberes.

    ResponderExcluir
  2. Não fala besteira, desde quando tem hormônio em galinha, e o problema sexualidade é referido a dieta de soja, hormônio em frango só na propagandas da sadia e perdigão. Acha 1 granja que bote hormônio em frango 1 só e denuncia.

    ResponderExcluir
  3. o ovo de galinha caipira é melhor sim, principalmente pela quantidade de carotenoides, mas desde quando uma porrinha vai melhorar a qualidade do ovo, aumenta a chance de ter um pintinho lá dentro só isso, hehehe, trabalho com frangos a anos e já ouvi e li muita besteira mas não exagera, e claro que o ovo sustenta mais que um pãozinho e café, tem gordura. Digestão mais lenta e maior quantidade de energia por grama. E ovo cozido pelo amor de Deus, a natureza nos da um alimento perfeito e já estraga com óleo, cozinha no máximo 5 minutos tá para desnaturar as enzimas que possuem efeito anti nutricional, e matar salmonela que resiste ate uma temperatura de aproximadamente 50° C. E vai estuda mais.

    ResponderExcluir
  4. Concordo quando diz que colocam hormônios no frango, isso é falácia, porém sei da quantidade de antibióticos e suplementos sintéticos que são oferecidos nas granjas, isso falo por conhecimento de causa pois atuo na área de suporte e desenvolvimento de pesquisa para algumas indústrias. O ambiente das grandes granjas é insalubre. De fato o frango caipira é muito melhor para a saúde

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro comer ovos principalmente no café �� da manhã,como todos os dias e são ovos comuns caipira e me sinto forte e saudável tenho três filhos estou esperando o quarto e me sinto super disposta, trabalho fora e dou conta da minha casa e dos meus filhos tenho uma saúde de ferro e recomendo a todos que coma bastante ovo.

    ResponderExcluir
  6. Hj mesmo já comie uma 12 de ovos de galinha caipira com arroz misturado feijão verde hummmmm

    ResponderExcluir
  7. Hj mesmo já comie uma 12 de ovos de galinha caipira com arroz misturado feijão verde hummmmm

    ResponderExcluir
  8. Hormônio no frango? Isso é mentira! Sites desse tipo levam mais e mais pessoas desinformadas acreditarem em mentiras.

    ResponderExcluir