sábado, 11 de dezembro de 2010

NÃO HÁ LIMITES PARA A INGESTÃO DE OVOS, ainda mais CAIPIRAS


Artigo publicado nesta semana dissipa os mitos envolvendo ovos e colesterol e confirma que as Organizações de Saúde e do Coração do Reino Unido retiraram os limites sobre ovos, como não tendo evidência conclusiva ligando o seu consumo ao aumento de doenças coronárias. A autoria é de 
MARIA LUIZA PAIVA.
O artigo, publicado nesta semana no Boletim Nutricional da Fundação de Nutrição Britânica, revela que este equívoco em torno dos ovos e do colesterol se originou principalmente a partir das conclusões incorretas feitas por pesquisas anteriores. Estudos posteriores foram capazes de separar os efeitos do aumento do colesterol dietético da gordura saturada, que freqüentemente coexistem nos mesmos alimentos, mas os ovos não têm um alto nível de gordura saturada.

Os mitos envolvendo ovos e colesterol e confirma que as Organizações de Saúde e do Coração do Reino Unido retiraram os limites sobre a ingestão ovos, como não tendo evidência conclusiva ligando o seu consumo ao aumento de doenças coronárias. De acordo com a publicação, quase a metade (45%) do público britânico acredita que deva comer no máximo três ovos por semana - mas no novo artigo discute-se décadas de evidências, concluindo que o colesterol nos ovos tem somente um pequeno efeito e clinicamente insignificante no nível do colesterol sanguíneo e que não há limite recomendado para o consumo de ovos para a maioria das pessoas.

Mas, como todo alimento em excesso é prejudicial à saúde, é melhor não abusar.

OVO DE GALINHA CAIPIRA X OVO DE GALINHA DE GRANJA


O conteúdo de proteínas é praticamente o mesmo nos dois tipos de ovo. A diferença é que o ovo de galinha caipira possui teores consideravelmente maiores de carotenóides totais, substâncias antioxidantes que são precursoras da vitamina A (essas substâncias são transformadas em vitamina A depois de serem absorvidas e metabolizadas pelo organismo animal).

Por serem antioxidantes, podemos dizer que os carotenóides comportam-se como ?vigilantes?, protegendo o nosso organismo dos danos causados pelos radicais livres. E é justamente pela presença dos carotenóides que a gema da galinha caipira tem uma cor mais avermelhada que a gema da galinha de granja.

Outra diferença entre eles é o conteúdo total de retinol, leia-se: vitamina A, que é um nutriente essencial para a regeneração das mucosas e da pele. A Universidade Federal de São Paulo (USP) desenvolveu um estudo que encontrou três vezes mais retinol no ovo caipira do que no ovo de granja.

E A CASCA DOS OVOS?

A cor da casca dos ovos indica apenas a cor da galinha, e a cor varia conforme a raça da galinha. As galinhas de cor branca possuem ovos brancos e aquelas de cor vermelha possuem cor vermelha. Portanto, não escolha um ovo pela cor de sua casca, porque a cor da casca não fornece nenhuma informação sobre o valor nutricional do ovo.

DICA: O pó da casca de ovo serve como fonte complementar de cálcio, nutriente importante para o crescimento e na recuperação da saúde após uma doença, na gravidez e amamentação e para as pessoas idosas. Para fazer o pó é necessário uma boa limpeza das cascas. Antes de abrir o ovo lave bem sua casca com água e sabão e depois seque-as. Coloque as de molho em 1 litro de água com 2 colheres (de sopa) de vinagre. Ferva durante 20 minutos e deixe secar. A casca deve ser triturada e o pó deve ser peneirado várias vezes. Pode-se usar uma pitada diariamente nas refeições ou em sucos e vitaminas.


Tirado do site: PTIT CHEF

Pão de Queijo Amarelinho Com Ovos Caipira


 Por MARIA NATALICIA T. SILVA



-1 quilo de polvilho doce
-500 gramas de queijo minas ralado
-12 ovos caipira
-1 lata de leite
-1 lata de agua
-1 lata de óleo
-1 colher de sopa de sal

Para medir o leite o óleo e a água use uma lata de extrato de tomate de 350 gramas)

Coloque para ferver o leite, o óleo e a água. Depois escalde o polvilho e deixe esfriar. Coloque o sal e vá colocando os ovos caipira, pouco a pouco, para a massa não ficar empelotada. Coloque de três em três até o ponto. Por último coloque o queijo. Leve para assar em forno bem quente.
COMENTÁRIO: Sempre fazia pão de queijo, mas um dia resolvi fazer com ovos caipira e eles ficaram amarelinhos e bonitos. Minha filha de 10 anos me disse: "mamãe, ainda mão comi um pão de queijo mais gostoso que o seu. Como você consegue fazer assim tão gostoso e bonito da cor de ouro?"
Dica: para o pão de queijo ficar com massa lisinha e só adicionar os ovos aos poucos e sovar.